quarta-feira, março 23, 2005

A arca de Noe

Queridos amigos,

Estava ontem no meu leito a ler o sermao de Snto Antonio aos peixes, do padre Antonio Vieira, retirado da biblioteca nacional digital, um site interessante com alguns classicos portugueses. http://bnd.bn.pt/. Bem, estava eu a dizer, que um problema teologico se me veio a mente. Estava Noe a porta da barca, olhava para a sua clepsidra e pensava com as suas peles, daqui a nada vai chover. Feito porteiro de discoteca estava a seleccionar a entrada na arca: “Hoje so casais, sao ordens superiors.”, “Lamento mas bufalos ja temos e nao vale a pena dizerem que sao bisontes que eu nao mordo essa. Respeitamos uma politica de cotas para as minorias, so um casal de cada, assim evitamos as maiorias e respeitamos as minorias, ordens superiors.” Pois e, entao um casal de cada entrou na arca antes. Sim? Nao. E entao os peixes? Nao me lembro na minha extensa educacao religiosa haver um oceanario na arca. Mas na verdade tambem nao era necessario, poque foi um diluvio e nao uma seca; os peixes todos sobreviveram. O que significa que os peixes foram beneficiados foram protegidos do Senhor, mesmo com aquele cheiro de quem a Eva ja foi responsabilizada, mas isso e outra historia. Isto cheira que a decisao do diluvio nao foi tomada com a imparcialidade declarada, isto cheira a peixe, melhor a lobby de peixes. Deus podia ter escolhido envenenar a agua, menos um poco na quinta do noe, cobrir o ceu com ma nuvem de forma a provocar uma era glaciar e ter mandado o noe construir uma casa com aquecimento central. Mas nao foi um diluvio. Eu nao gusto de acusar os outros sem provas, ma uns anos depois, lembro-me que o seu filho entrou na industria pesqueira mais os seus amigos. Coincidencias existem, mas quando sao de mais o pobre desconfia…
Joao

PS:E os passaros? Porque a arca nao ficou cheia de pombos? Eu sei que fica mal na fotografia um barco coberto de guano feito estatua do rossio.

1 comentário:

Claudi disse...

a tua questao lembrou-me outra. E a historia da reencarnacao...
Com a populacao mundial a aumentar exponencialmente, pelo menos nal guns paises. Nao ha' almas que cheguem para os novos corpos.
Se calhar clonar umas quantas almas ajudaria 'a paz no mundo, nao sera' tudo afinal um problema de falta de almas...