sexta-feira, fevereiro 10, 2006

A proposito de cartoons...

Tenho andado para comentar a historia dos cartoos de Maome' (nao se fala de outra coisa...), mas nao e' facil argumentar pela liberdade de imprensa vs respeito pela religiao ou direito `a indignacao vs desrespeito pelas mais elementares regras de sociedade. Nao e' facil apelar `a razao quando ha' um grupo de pessoas que manipula a indignacao de um "povo" do modo como vem sendo feito. A proposito, aqui vai uma foto de (mais) uma manif, agora nas Filipinas (n'o Publico de hoje)... E' incrivel a proporcao que as coisas tomaram!



Em cima de tudo isto, e com muita gente a tentar chamar as pessoas `a razao (inclusivamente muitos lideres religiosos muculmanos), vem o nosso Durao Barroso dizer ( outra vez noticia do publico):

"A defesa da liberdade de expressão é um principio sagrado" da democracia europeia, que "nada" pode pôr em causa, afirmou ontem à noite, em Washington, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Para quem nao deveria estar a misturar alhos com bugalhos...


Rui
PS: sera' que o cartoon que a Sof mandou vai espoletar uma polemica do genero dos outros?
PS2: Eu ainda nao vi os "cartoons da discordia". E voces?

3 comentários:

Claudi disse...

Concordo contigo. Por alguma razao sinto que os cartoons sao mais uma desculpa para estas pessoas todas se manisfestarem por se continuarem a sentir discriminadas e perseguidas ou nao serao todos "terroristas" ala Bush???

Enfim, acho que no mundo em que vivemos o respeito pelo outro tem vindo a ser esquecido em inumeras situacoes.

Outra situacao de que me lembro agora, ja' ha uns anos a Igreja catolica tb ter impedido uns cartazes ou cartoons, nao me lembro o que, mas tinha a ver com usarem as personagens catolicas de forma indevida. Mas na altura achou-se normal a indignacao.

A verdade e' que apesar de dever haver liberdade de expressao tb tem que haver respeito pelos outros.
E talvez hajam mesmo coisas com que nao se brinca.

v i t o r disse...

que a nossa liberdade de expressão é a base do sistema democrático não há duvida.
Com certeza que estes cartoons da discórdia não são os primeiros que caricaturizam o mundo muçulmano, não?
Estes coitados que andam a queimar bandeiras e partir vidros de embaixadas e consulados não passam de pessoas sem qualquer tipo de formação a quem é feita uma espécie de lavagem cerebral pelos Exmos Srs que estão no poder. A maior preocupação não é o que acontece, mas a importância que se lhe dá nos meios de comunicação social. Já agora para por mais lenha na fogueira, porque é que não se publica e se fala,neste momento mesmo inoportuno, de mais soldados que espacam pobres miúdos? Porque devem haver aos milhares. Assim, atiçamos mais estes pobres desgraçados?

A libredade de imprensa é fundamental, mas o alarmismo público promovido pelso meios de comunicação ? não obrigado!

Rui disse...

Vejam, a proposito, a cronica do Jose' Medeiros Ferreira no DN de hoje:
http://dn.sapo.pt/2006/02/14/opiniao/uma_situacao_caricatural.html


Rui